Duas da manhã…o telefone tocou, a esta hora boa coisa não deve ser,pensou enquanto esfregava os olhos e caminhava para a sala.
Do outro lado,uma voz conhecida,mesmo com um leve sotaque espanhol!
-Meu pai morreu! Preciso da tua ajuda,gostaria que me representasse na cerimonia fúnebre,que vai ser em São José dos Ausentes! Sei que a hora é imprópria,mas é só contigo que conto!
Zonzo e surpreso,disse que sim!
– Lamento não ter te procurado em outras ocasiöes,mas sabes bem como sou esquisito,ainda mais assim fiquei,vivendo nesta terra de sangue e fogo! Quando puder estarei neste número de telefone!! Obrigado por tudo…
Desligou o telefone,foi até a cozinha,um copo de água,melhor seria um copo de vinho,olhou o relógio,passaram apenas dez minutos…e o sono foi embora.
Sentado na varanda,olhar perdido,poucos carros cruzavam a madrugada! Começou a lembrar do amigo querido,distante e íntimo.Trinta anos!!! Faziam dez anos que não se falavam. O adeus foi no aeroporto.
– Cuida dos meus livros que um dia eu volto prá buscar!!
Sono zero…sonhos tantos!! Uma rápida olhada nos aéreos,sem chance!!
Duas cuecas,duas meias,camisa lacoste preta,casaco,escova de dentes e os cds da década de 80…
Tanque cheio,motor de alta performance, riscou a dutra durante a madrugada!!! Ao amanhecer,já estava na Régis Bittencourt.Caminhōes,carros e postos de gasolina!! Um lanche rápido na chegada a Curitiba. Optou por seguir pelo caminho de Lages…Péssima escolha. Buracos,pista estreita e cansaço! Modafinil 200mg…Salvo!!!
Quatro da tarde entrou pela rua principal…direto para a pousada Flor de Açucena…banho rápido,barba bem feita com match 5…no espelho,estava perfeito!!
Na igreja de São José,missa de corpo presente!!! Apenas uma mulher e o padre Gregório!!!
Aproximou se de mansinho,viu que era D.leonida,mãe do amigo querido,velha forte,traços indigenas,cabelo negro,pouquissímos fios brancos,a despeito dos seus oitenta anos!!!
– Meu filho!!! o que tu faz aqui??
– Ele me ligou e pediu para eu estar aqui!!!
– E a Sra.?Depois de tudo,porque veio?
– Para ter certeza que este infeliz esta morto e vai ser enterrado!!!
Surpreso com a franquesa da velha,aceitou o silêncio. Ainda ficaram juntos até o final do dia, quando ela partiu no ônibus,para Bom Jesus…
Cansado e sozinho,ficou olhando a lua cheia,sentado na varanda da pousada!! No final de tudo somos apenas as decisōes que tomamos…o resto é pó ao vento!!!