“Sonhos com o fim do mundo!!!!
Foram dois,em menos de um mes!!!
No primeiro fugia da luz,não era muito claro que tipo de luz,solar ou explosão nuclear.fui salvo pelo elevador!!!
No segundo…fragmentos do filme guerra dos mundos,de 1953,misturados com deslocamentos para o trabalho,imprevistos,burocracias,autoridades e amor!!!
No meio daquele CAOS,quem me seguiu por mais de 30 kilometros, foi a cachorrinha,Ariel.
Acordei surpreso com esse apego!!!
Parti deste ponto,o apego animal,as idéias e ritos xamanicos,a economia libidinal e monetária na sociedade de hoje,a evolução da medicina veterinária,serviços de higiene e estética,tipos de ração especificos para cada raça,tamanho e idade.Uma loja de departamentos inteira para caes,gatos,passáros,peixes,cavalos e outros tantos.
Depois de transitar pela antropologia cultural,cheguei ao óbvio,só conseguimos evoluir,com a utilização da existência dos outros animais. Creio que temos em comum o conhecimento do fim,o fim do mundo!”
Prezado Dr.Ramon!!
Como combinado,publiquei um trecho do relato dos sonhos do paciente do Dr.Torres.
Agora,com esta provocação,seguiremos o debate ” o que nos faz humanos”.
abs
Dr.Antonio
HORROR e BELEZA!
Monica Iriarte
Isto foi um desafio ou uma provocação? Terei de refletir nuito antes de responder. Mas cada vez mais me convenço que os melhores estudiosos dos seres humanos são os zoologos como Kinsey e o Richard Dawkins. O primeiro derrubou o mito do orgasmo vaginal e o segundo entre outras coisas criou o conceito de memes em contraponto ao dos genes. Terei de pensar muito pois não sigo a tradição da Hermeneutica do onirico. Beijos masculos. Dr. Ramón López.
Gostei!
Beijos muito femininos.
Monica
Aos queridos e (as) que interagem nesse Blog:
Confesso que às vezes me sinto pequena em opinar sobre alguns assuntos diante de pessoas tão conceituadas, mas me sinto honrada de ter sido convidada pelo Dr. Polita a também dar minhas opiniões nesse espaço, o que me satisfaz muito.
Quem já leu alguns de meus relatos já percebeu que sempre falo um pouquinho de Deus nos mesmos. Quero estar longe da religiosidade pregada pelos homens, mas sempre perto das minhas convicções e verdades que aceito apenas pela fé. A Bíblia diz: “ Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nelas estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3 e ainda: “ A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Romanos 10:17
O sonho do paciente do Dr. Torres fez-me lembrar um pouco as cenas do filme The Day After, nos anos 80. Na época, ainda adolescente, tive medo .
Segundo o Calendário Maia o fim do mundo acontecerá esse ano ainda. Mas a Bíblia fala do final dos tempos. Do Apocalipse, da volta de Jesus que arrebatará aqueles que aceitaram o seu sacrifício na cruz e o receberam como Salvador. Sendo que dessa vez Ele não virá para ser humilhado e morto, mas virá como REI, vestido de majestade e glória Os sinais de sua volta prescritos na Bíblia estão cada vez iminentes. Eu também já sonhei com esse dia. E para mim foi um sonho maravilhoso. Embora estejamos vendo tantas coisas terríveis acontecendo , profecias sendo confirmadas, a Bíblia diz que daquele dia e hora ninguém sabe, nem o próprio Jesus, o qual está aguardando a ordem de Deus para arrebatar o povo escolhido. A simbologia Bíblica compara Jesus a vários animais entre eles: serpente, cordeiro, pomba, leão…
Realmente aprendemos muito com os animais “irracionais’’ seriam eles mais humanos que nós? Às vezes concordo que , sim. Nunca vou esquecer-me daquela catástrofe na Região Serrana do RJ, onde a cena daquele cão velando o seu dono me arrancou lágrimas. E o que dizer de meus cachorrinhos Fiel e Pelé, meu gatinho Mimi e meu peixinho Betinho que infelizmente morreram. Eu conversava com eles. E eles sentiam a minha dor “ choravam e riam ’’ comigo. Acreditam nisso?
Em se falando de sonhos, para mim, existem quatro tipos dos mesmos. 1- sonhos que chamo de “barriga cheia’’, aquele, onde comemos mais um pouquinho e à noite , na verdade não sonhamos , temos um grande pesadelo. 2- sonhos, onde estamos vivendo ou vivemos alguma situação e algo fica armazenado em nossa mente e ao dormir acabamos sonhando com aquela situação. Nunca me esqueço a primeira vez que mesmo sendo carioca fui andar no bondinho do Pão- de Açúcar pela primeira vez já com 26 anos. À noite , ao deitar , andei de bondinho a noite inteira. 3- acredito em sonhos que chamo de “proféticos’’ . A gente sonha com alguma coisa, e aquilo acaba acontecendo mesmo. Já aconteceu comigo ( pena, que às vezes os sonhos bons não acontecem rápido e os ruins parecem vir à jato )e 4-quando sonhamos acordados mesmo. Seriam fantasias? devaneios ? utopia? ( aí e demais, né ?) desejo de que algo bom aconteça? Bom , mas é melhor sonhar acordado do que cair da cama, não acham ?
Abraços mais que carinhosos para todos e (as) e bons sonhos!
Raquel
Como o tema é FIM DO MUNDO, acho que a letra da música abaixo tem tudo que ver ( Quem quiser assistir o vídeo no Youtube , procure pelo CLIPE OFICIAL da mesma, na minha opinião, foi o que ficou melhor. )
FIM DO MUNDO
Damares
Composição: Agailtom Silva
Um fenômeno inédito no mundo vai acontecer
É algo muito estranho e desconhecido
Algo que fará cair chuva de lágrima
Ao som de gritos, choros e gemidos
Algo que apontará pro fim do mundo
Com cenas de tristeza e sofrimento
Onde a humanidade é um elenco
Protagonista deste grande evento
A ciência analisa e apresenta várias teorias
Entre a realidade e a ficção
Falam sobre uma erupção solar
Gerada no conflito de uma explosão
Fazendo fragmentos voarem no espaço
Consequentemente em nossa direção
Na teoria nós somos o alvo
De uma inevitável colisão
Mas a Bíblia fala de algo bem real
Que acontecerá nos dias atuais
E só quem está conectado em Deus
Interpreta a linguagem dos sinais
Falando ao som das maiores catástrofes
Gritando alto, a qualquer segundo
É o Fim do Mundo, é o Fim do Mundo
É o Fim do Mundo
É o super aquecimento, é a poluição do ar
É a camada de ozônio se quebrando
É o gelo derretendo, e os mares se enchendo
É o volume das águas aumentando
É o verde das florestas sendo substituído
Pelo vermelho das chamas se queimando
São as placas tectônicas em desalinhamento
Catastróficos eventos, generalizando
As maiores Tsunamis, Terremotos, Maremotos
Destruindo Tudo
É o Fim do Mundo, é o Fim do Mundo
É a tecnologia, inventando todo dia
Armas, bombas nucleares mais potentes
São os vírus biológicos, os micros poluentes
É o mau levando a morte pelo vento
É o universo inteiro assistindo a essa trama
Onde a Terra é levada a sofrimento
Mas para o povo de Deus é a Bíblia se cumprindo
O céu que estará se abrindo a qualquer momento…
É o Arrebatamento
É o Arrebatamento, é o Arrebatamento
O Fenômeno maior do Fim dos Tempos
É o Arrebatamento, é o Arrebatamento
O Fenômeno maior do Fim dos Tempos
Ola Dr.Ramon!!
Felicito o Sr,pela inquietação juvenil que palpita nas palavras proferidas!
Longe de ser um reducionista,mas creio que todo sonho deve ser remetido ao sonhador…é dele o compromisso de decifra-lo. A proposta de equiparação dos homens aos animais pelo conhecimento do fim,é uma esperança Franciscana,de sermos todos frutos do mesmo criador!!! É uma questão de fé. Todos os dias penso na minha finitude e sou ciente da fragilidade dos laços que sustentam as minhas escolhas!!!
Vivo em risco por opção. Acho que esta é a única opção!
O fim da infância,o fim da adolescência,o fim do namoro,o fim do casamento ,tudo tem uma representação de dor,tristeza,perda!!! Sofro com as lembranças de tudo que acabou na minha vida! Sofro com a possibilidade do acaso acabar com tudo!!
Acho ainda que este é o meio de cultura aonde o pânico cresce!!! Não existe saída sem enfrentar os riscos!!! Tirar proveito de mover mais uma peça e prolongar o jogo!!! Det sjunde inseglet…the seventh seal…o sétimo selo!!!
Como se diz no Rio Grande…”não tá morto quem peleia”
beijos,como aqueles que dou no meu pai!!!
Dr.Antonio
Prezado Dr. Polita, boa tarde!
“ Todos os dias penso na minha finitude e sou ciente da fragilidade dos laços que sustentam as minhas escolhas!!! Vivo em risco por opção. Acho que esta é a única opção! Sofro com as lembranças de tudo que acabou na minha vida! Sofro com a possibilidade do acaso acabar com tudo!! Não existe saída sem enfrentar os riscos!!! Tirar proveito de mover mais uma peça e prolongar o jogo!!’’
Sei que às vezes o pessimismo nos invade. Muitos dias me sinto assim também. Mas apesar de tudo creio que ainda “ há esperança até mesmo para a árvore, que se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como a planta.’’
Sabes que estou “peleiando’’ bastante para tentar conseguir minha “Ferrari.”
Falas de “ FINITUDE’’, mas não pense nela todos os dias. Creio que tens coisas muito mais interessantes para pensar. Segue abaixo um poema de VINÍCIUS DE MORAES, que fala da Finitude, mas como os poetas conseguem ver beleza até mesmo na morte, resolvi enviá-lo.
“Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado. Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles. Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase : ‘ Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus !’ Aí, então derrame uma lágrima. Eu não estarei presente para enxugá-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar. E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas ? Sim??? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo. Eu não vou estranhar o céu . . . Sabe porque ? Porque… Ser seu amigo já é um pedaço dele ! ‘’
Eu chorei e achei lindo.
Obrigada por ser um pedacinho do meu céu aqui na terra.
Um final de semana mais que maravilhoso !
Com muito carinho, Raquel